4 dicas de planejamento e organização para começar 2018 com o pé direito

planejamento e organização

Ainda está no momento de parar e investir tempo naquele será o seu guia durante o ano: o planejamento estratégico. Agora é hora de avaliar o que passou e planejar o que está chegando; hora de verificar o que não deu certo e o motivo disto; hora de levantar as novas demandas e traçar as metas.

Ano novo, vida nova. 365 novas oportunidades de reescrever a sua história. Falar é fácil e qualquer meme da internet diz isto toda virada de ano. O problema é fazer, mas só é difícil fazer sem nenhum planejamento.

Selecionamos algumas dicas para que você planeje e organize 2018 da maneira mais eficiente e alcance com sucesso os seus objetivos:

1-) Retrospectiva

Faça uma retrospectiva do ano que passou: elenque as suas conquistas e analise quais ainda precisam de ação durante este ano; pergunte-se o que poderia ter sido feito de forma diferente; liste os pontos positivos e negativos. Lembre-se: a honestidade é de extrema importância neste ponto, pois só podemos corrigir o erro quando este é encarado; portanto, deixe as desculpas de lado. Aproveite para levantar e resolver as pendências que ficaram do ano passado. Coloque um ponto final em 2017.

Assim teremos o seu ponto de partida para determinar as prioridades do novo ano.

 2-) Definição das metas

Feita a avaliação, fica fácil traçar as metas e projetar o crescimento. Trace seus objetivos de maneira clara. Esta lista deve ser adequada a sua realidade, liste apenas o que você quer e pode realizar neste novo ano. Não insira aquilo que você já sabe que não conseguirá realizar este ano; no entanto, coloque o que você precisa fazer para conseguir realizar este item nos próximos anos.

3-) Definição do plano de ação

Escolhidos os seus objetivos, defina como você irá agir. Monte seu plano e mantenha-se focado nele. Porém, com o passar dos meses, é importante que você avalie este planejamento, aprimore e corrija possíveis pontos negativos.

4-) Materialização

Passe para um papel ou mural todos os seus planos de forma sistematizada. Se possível, mantenha em um lugar que você veja sempre e vá acompanhando conforme a evolução. Materializando com frequência, não corremos o risco que deixe de ser meta e torne-se apenas sonho.

 

O planejamento é fundamental para o êxito de qualquer empresa. Então, tenha uma mentalidade vencedora e focada no sucesso, monte o seu guia para 2018 e comece o ano com o pé direito.


Disponibilizamos um material para ajudar você a se organizar e começar seu ano com o pé direito.

Compartilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *