Técnica Pomodoro: a sua aliada no aumento da produtividade

Técnica Pomodoro a sua aliada no aumento da produtividade

CONQUISTE MAIS FOCO, MAIS CONTROLE E PRODUTIVIDADE

Técnica Pomodoro: a sua aliada no aumento da produtividade

 

Já demos dicas aqui para você planejar melhor 2018 e conquistar os seus objetivos. Para facilitar ainda mais este caminho, ganhar produtividade é preciso. E isto é muito fácil quando inserimos uma peça de peso neste jogo: a Técnica Pomodoro.

Esta técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo e é um método de gerenciamento de tempo que parte do princípio de que pausas ajudam a melhorar a agilidade mental.

Mas, afinal, como funciona? O tempo de trabalho deve ser dividido em espaços de 25 minutos contados por um timer. A estes espaços, chamamos pomodoros. A cada pomodoro, deve ser feita uma pausa curta; a cada quatro, uma pausa longa.

Apesar de falar em tempo, o importante para a Técnica Pomodoro não é trabalhar mais rápido; e, sim, mais focado. São 25 minutos focado. Fuja das distrações. Sem Facebook, Whatsapp ou qualquer outra coisa que não seja a tarefa. Produtividade, lembra?

 

Veja o passo a passo para utilizar esta técnica: 

  1. Anote as tarefas que você irá executar;
  2. Ajuste o cronômetro para 25 minutos e espere o alarme tocar. Trabalhe sem distrações e no seu ritmo. Lembre-se: não é preciso trabalhar depressa;
  3. Pomodoro concluído? Marque um √ na tarefa;
  4. Tire seu intervalo curto do trabalho. Levante, respire, tome uma água. 5 minutos é um bom tempo;
  5. Comece um novo pomodoro;
  6. Após 04 pomodoros de 25 minutos cada concluídos, faça uma pausa mais longa. 15 minutos devem ser suficientes. Deixe seu cérebro assimilar o trabalho terminado e descanse para mais uma série.

 

Quais os benefícios da Técnica Pomodoro? 

  • Conhecer a sua produtividade

Você descobre o quanto é capaz de produzir em 25 minutos. Conhecendo a sua produtividade, você consegue estabelecer metas e prazos mais realistas para os seus projetos.

  • Ter um histórico do seu desempenho

Se você contabilizar corretamente os seus pomodoros, você consegue saber exatamente como seu tempo é aplicado. Além disto, você pode analisar a sua produtividade: quanto tempo em      cada atividade, qual o seu rendimento em cada faixa de horário etc. Assim, você organiza melhor sua agenda.

  • Ter mais concentração

As distrações chegam a qualquer momento: e-mails, mensagens etc. A Técnica Pomodoro te ajuda a lidar melhor com estas interrupções, a trabalhar melhor e a manter a concentração.

  • Ter equilíbrio

Esta técnica permite que você documente seu rendimento e gerencie melhor o seu tempo. Assim, sua produtividade aumenta e ainda sobra tempo para a vida pessoal e os momentos de lazer, sem que aquela sensação de “não estou trabalhando como deveria” aconteça.

 

Além do papel e caneta, existem vários aplicativos para smartphones que auxiliam no uso da Técnica Pomodoro, como: Pomodoro Timer Lite para android, Meu Pomodoro para IOS e Focus 10 para windows 8, 8.1, 10 e windows phone.

 

Ainda não testou a Técnica Pomodoro? Siga o passo a passo e faça o teste. Depois, conta para a gente como foi a sua experiência!

Compartilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *