Gestão Financeira – Item obrigatório para o sucesso de uma empresa

GESTÃO FINANCEIRA : ITEM OBRIGATÓRIO PARA O SUCESSO DE UMA EMPRESA

Algum tempo atrás, demos dicas para ajudar a empreender melhor em 7 dicas para empreender com sucesso; e, se tem algo que todo bom empreendedor deve saber, é do peso que a gestão financeira tem no sucesso da empresa.

 

Mas o que é esta gestão financeira e qual o seu objetivo? Trata-se das ações e dos processos administrativos que planejam, analisam e controlam as atividades financeiras da empresa, com a finalidade de melhorar os seus resultados e aumentar o seu lucro. Em resumo, são ações tomadas para desenvolver e intensificar o resultado econômico da organização.

Como tudo deve estar envolvido no controle financeiro, estas ações e procedimentos devem ser aplicados em todas as áreas da empresa, desde a atividade puramente administrativa até a mais operacional.

Dito isto, agora pare e pense: a gestão financeira é levada a sério na sua empresa? Com o que você tem hoje, consegue analisar as perspectivas atual e futura dela?

Como colocar em prática a gestão financeira nas empresas? O primeiro passo é ter e sempre manter as informações financeiras atualizadas, já que estas são primordiais para administrar o dinheiro da empresa. Portanto, é preciso registrar tudo muito bem: caixas, estoques, contratos, valores a receber e a pagar, volumes das despesas etc. É impossível fazer um planejamento sem dados que sirvam como base e mostrem o caminho a ser seguido.

A boa gestão financeira irá integralizar todas estas informações com o plano de negócios da empresa, equilibrando os gastos, avaliando as receitas e despesas e seguindo rumo a alternativa em que se atingirá a maior lucratividade. Ou seja, é feita uma análise das situações passada e atual, identificando possíveis falhas e despesas desnecessárias, além da aplicação de recursos em opções mais satisfatórias.

Diante de tudo isto, não resta dúvida de que é preciso sim que o empreendedor saiba investir o dinheiro que entra, fazer aplicações rentáveis, controlar o fluxo de caixa e as despesas, acompanhar o mercado e, também, tudo o que acontece no negócio; já que é isto que irá garantir a sobrevivência da empresa.

Para melhorar a gestão financeira da empresa, é válido buscar ajuda de profissionais da área de finanças, que tornarão mais fáceis as análises e controles do desempenho financeiro e ajudarão o empreendedor na tomada de decisões. Além disto, também pode-se implementar um sistema de gestão financeira, que permite uma melhor organização, processos automáticos e dados com maior confiabilidade. É importante observar que, tendo ou não a ajuda de uma equipe especializada e processos automáticos, o empreendedor deve manter um acompanhamento constante de como a empresa está caminhando.

Ao final, o gestor precisa avaliar os resultados periodicamente, observando as finanças da empresa e analisando o resultado das ações tomadas, para que se determine a continuidade destas ou a busca de novas opções que garantirão o sucesso da empresa.

 

Conta para a gente como anda a gestão financeira da sua empresa, você conta com a ajuda de um sistema? Quais as vantagens que você mais tem observado? Ou prefere você mesmo manter o controle? Tem alguma dica que possa ajudar outro empreendedor? Compartilhe a sua experiência!

Compartilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *