Dicas incríveis para redução de custos com marketing digital. Não é novidade para ninguém como e quanto a internet modificou a nossa forma de viver nos últimos anos. Segundo dados de 2018 apresentados pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), o brasileiro passa em média 4h30min por dia usando a internet, 1h30min a mais do que passa assistindo à televisão.
Então, como já falamos em um post anterior (Por que a sua empresa deveria estar na internet?), se os clientes estão cada vez mais na internet é lá que a empresa precisa estar. Por isto é de grande importância que o empreendedor invista em um bom marketing digital com uma estratégia bem definida e eficiente, garantindo assim a conquista dos resultados esperados.
Engana-se quem pensa que estas estratégias eficientes e geradoras de resultados satisfatórios custam caro para a empresa. Listamos abaixo 5 formas de reduzir os custos da empresa com o marketing digital e mesmo assim chegar onde se deseja.
1. Parcerias
O chamado co-marketing está se tornando cada vez mais popular justamente por ser eficiente e mais barato. Empresas de setores complementares e que possuem um público alvo semelhante podem se tornar parceiras, investindo no marketing compartilhado. Desta maneira as oportunidades certamente serão maiores e os custos reduzidos.
2. Conquista do cliente
Investir no relacionamento com o cliente talvez seja a melhor das estratégias de marketing. E no mundo digital, isto não muda, o bom atendimento e a entrega de produtos ou serviços satisfatórios conquistam os clientes. Estes, além de se tornarem fiéis, divulgam a empresa através de suas redes sociais. Na internet o boca a boca foi substituído pelas recomendações, afinal quem nunca pesquisou a reputação de uma empresa antes de fechar uma compra?
3. Foco no público certo
A propaganda eficaz é aquela que chega a quem possa de fato consumir o produto ou serviço. Esta é justamente uma das maiores vantagens do marketing digital. Definido o público alvo pode-se criar campanhas especificamente voltadas para ele e dispara-las de forma direcionada. Assim os recursos não são desperdiçados em ações que não trarão os resultados esperados.
4. Controle dos investimentos e do retorno
Mais uma das vantagens do marketing digital é o de poder verificar o que cada ação retornou a empresa e a partir daí otimizar o uso dos recursos e reduzir os custos.
5. Analise e direcione os investimentos
Qual tipo de campanha teve um maior engajamento? Qual a taxa de conversão de determinada campanha? Qual o retorno financeiro foi obtido naquela campanha? Comparando os resultados será possível escolher qual a melhor estratégia para investir e qual deve ser deixada de lado. E a melhor parte é que este acompanhamento pode ser feito de maneira constante e ao longo das campanhas, permitindo uma reação rápida quanto aos recursos aplicados.
Esperamos que estas dicas ajudem a sua empresa a otimizar recursos, escolher caminhos eficientes e ter bastante sucesso no mundo digital!